quarta-feira, 18 de junho de 2014

Guia de compras internacionais: Ebay

O eBay é um site de compras/vendas, que hoje tem a posição de maior mercado online do mundo. Por meio dele você pode comprar e vender não apenas na China, mas também Israel, Suiça, Suécia, Reino Unido, República Dominicana, Estados Unidos e etc...(estes são os países dos quais mais tenho recebido encomendas).

No mês de maio as importações na China cresceram 0,8% e as exportações apenas 0,4%. Não saberia explicar o real motivo disso, mas, em parte, deve estar relacionado com a postagem atrasada das compras que eu fiz rs. O e-bay foi quem abriu as portas para o admirável mundo novo dos produtos importados, do qual eu, economizadora ninja que sou, faço uso assíduo. Boa parte da minha motivação foi encontrar pessoas que vendiam produtos importados por valores abusivos aqui no Brasil.

Para comprar no e-bay você precisa de pelo menos uma noção de inglês, pois apesar do site ser trazido para o português, o contato com os vendedores dificilmente vai ser feito com cada um de vocês falando uma língua diferente. E a gente quer comprar, e não sentir na pele a própria Torre de Babel, certo?!

Uma dica é usar o Google Tradutor, apesar de ainda ser um pouco arcaico (traduz muita coisa ao "pé da letra"), vai poder passar a mensagem que você quer, caso queira entrar em contato com o vendedor. Muitos vendedores da China parecem utiliza-lo, já recebi mensagens com muitos erros, mas que ainda assim pude compreender e me comunicar com o vendedor.

Importante: 
Para fazer compras no ebay você precisará de uma conta no PayPal, uma plataforma de pagamento online segura, por meio da qual, caso você não receba seu produto, o vendedor suma do mapa, ou você simplesmente queira seu dinheiro de volta, poderá solicitar o reembolso.
O site exige cartão de crédito ou saldo na sua conta do PayPal.

Após o cadastro nos dois sites, é só buscar pelo que você quer comprar.

Fique atento:
Aconselho a nunca comprar de vendedores com menos de 98% de aprovação dos compradores anteriores, e, ainda assim, olhar bem os feeedbacks. 

Este ano já fui enganada duas vezes, ao tentar comprar este vestido:


Cheguei a conclusão de que o vestido da foto, em cotton (um tecido firme), não existe. Os dois vendedores diferentes me enviaram um vestido em chiffon (um paninho leve), que parecia mais uma versão "paraguaia" do original. Fiquei muito irritada, ainda mais quando avaliei negativamente, e solicitaram que eu os "reavaliasse" pra devolverem meu dinheiro. 
O e-bay não aprova esse tipo de fraude (imagem e descrição que não corresponde ao item) e é preciso denunciar esse tipo de vendedores que "compram" feedback positivo.

De qualquer forma, terminei com dois vestidos indesejados e mal costurados, por não ter pesquisado os feedbacks no site primeiro. Sejam mais atenciosos que eu.

Ficou alguma dúvida? Manda pra gente!
blogeconomianinja.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário